O horário estendido de funcionamento das unidades de saúde, das 17 às 20 horas, rendeu 200 atendimentos nesta quinta-feira, dia 25. A estratégia alusiva ao Outubro Rosa teve por objetivo chamar atenção do público feminino para a importância da realização de exames preventivos, ampliando acesso à consulta.
Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que o número de procedimentos registrados no chamado “Dia D” da Saúde da Mulher, em apenas três horas de mutirão, foi praticamente a metade da demanda registrada ao mês. O movimento nas unidades de saúde foi tranquilo, mas contínuo.
Do total de mulheres que passou pelas unidades, 179 realizaram exame das mamas, sendo emitidas 107 solicitações de mamografias. No período, foram realizados 157 exames de colo de útero com a coleta do papanicolau.
Diante da quantidade de mulheres alcançadas, a Secretaria de Saúde considera que a iniciativa teve resultado produtivo e exitoso. A pasta reforça a informação de que as unidades de saúde realizam gratuitamente os exames preventivos da saúde da mulher.
Se necessário, a equipe que atua nas unidades de saúde nos bairros faz os encaminhamentos aos prestadores de serviço ou ao CEM, que concentram consultas de especialidades médicas. As unidades de saúde dos bairros funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Fonte: Assessoria/Prefeitura